Para que serve o aditivo incorporador de ar no concreto?
São aditivos que permitem a incorporação, durante o amassamento do concreto e/ou argamassa, de uma quantidade controlada de pequenas bolhas de ar, uniformemente distribuídas, que permanecem no material no estado endurecido.
O que faz o aditivo incorporador de ar?
Os aditivos incorporadores de ar (AIA) introduzem pequenas bolhas de ar (ou vazios) dispersas pela matriz. As microbolhas ou microporos de ar incorporado, de diâmetro até 300µm, homogeneamente distribuídas, dificultam a penetração de água na matriz, devido a sua tensão superficial.
Porque incorporar ar no concreto?
O incorporador de ar torna o concreto mais resistente à penetração de água, o que reduz as chances de possíveis problemas patológicos no futuro. A quantidade de aditivo incorporador que será utilizado é calculado com base nos traços e sempre em relação à massa do cimento.
Como os aditivos tensoativos agem no cimento e quais efeitos podem produzir?
Os aditivos são incorporados na mistura de cimento, água, areia e brita para proporcionar características especiais ao concreto. Essas substâncias alteram as propriedades do material no estado fresco e endurecido, e são exploradas para ampliar as qualidades e minimizar desvantagens da mistura.
Para que serve o aditivo plastificante no concreto?
Os aditivos plastificantes são produtos que servem para aumentar a trabalhabilidade do concreto sem precisar aumentar também a quantidade de água adicionada à mistura. Isso acontece graças a um processo que ocorre com as partículas do cimento Portland em conjunto com o aditivo.
Quais são os aditivos usados no concreto usinado?
No caso do concreto usinado, foram desenvolvidos aditivos que atuam em propriedades específicas, são eles, os plastificantes, superplastificantes, retardadores de pega, aceleradores de pega e incorporadores de ar.
Para que serve o aditivo Superplastificante?
Os aditivos superplastificantes são utilizados na mistura com o concreto para diminuir a quantidade de água, aumentando a sua resistência e fluidez. Quanto maior a quantidade de água aplicada ao concreto, menos resistente ele terá, o que poderá ocasionar fissuras que aparecerão durante o endurecimento da estrutura.
Qual é a diferença entre ar aprisionado e ar incorporado?
O teor de ar aprisionado é o somatório do ar que não foi eliminado durante o processo de mistura, homogeneização, transporte, lançamento e adensamento; c. O teor de ar incorporado é aquele que foi introduzido por meio de aditivo.
Como tirar o ar do concreto?
No geral, os aditivos servem para retirar o ar presente na mistura do concreto. Automaticamente, isso impede a formação das bolhas ou de falhas que possam resultar em futuras fissuras.
Como os aditivos tensoativos agem no cimento?
Tenso-ativos (plastificantes, superplastificantes, redutores de água): melhoram a fluidez e plasticidade dos concretos (aumentam o índice de consistência), permitindo melhor compactação com menor dispêndio de energia; reduzem a quantidade de água, diminuindo a retração, aumentando a resistência ou economizando …
Quais funções os aditivos podem exercer em um concreto?
Os aditivos para concreto são incorporados na mistura entre cimento, água, areia e brita para proporcionar características especiais ao concreto. Essas substâncias alteram as propriedades do material no estado fresco e endurecido, sendo exploradas para ampliar as qualidades e minimizar desvantagens da mistura.
Como funcionam e para que servem os aditivos plastificantes?