O que é protocolo ATLS?

O ATLS (Advanced trauma Life Support) é um curso avançado de atendimento ao trauma desenvolvido pelo American College of Surgeons (ACS) destinado a aperfeiçoar as habilidades no atendimento ao traumatizado grave.

Qual é a prioridade ao atender a um evento de trauma?

O que é prioridade A prioridade em qualquer paciente que necessita de tratamentos de emergência é a preservação da vida e, para tal fim, requer a avaliação rápida das lesões e a instituição de medidas terapêuticas de suporte, com a finalidade de tratá-las ou reduzir as complicações mais graves.

Qual a sequência no atendimento do politraumatizado?

Na avaliação inicial do doente politraumatizado, deve-se identificar e controlar o sangramento visível, a hemorragia externa. Esse controle deve ser iniciado na cena e mantido durante o transporte do doente.

Qual a sequência utilizada para avaliação primária e quais a formas de garantir a Perviedade das vias aéreas?

Para avaliar a perviedade da via aérea, as manobras recomendadas são a chin lift (elevação do mento) e jaw thrust (tração da mandíbula). Ambas devem ser realizadas com proteção da coluna cervical, uma vez que, todo doente politraumatizado deve ser considerado com lesão cervical até que se prove o contrário.

O que significa a sigla ATLS?

A 10ª edição do programa Suporte de Vida Avançado ao Trauma (ATLS), do inglês Advanced Trauma Life Support, trouxe diversas novidades e recomendações sobre o manejo e atendimento emergencial de paciente com diversos tipos de trauma.

Qual é o Protocolo de Atendimento ao trauma?

O XABCDE é um mnemônico que padroniza o atendimento inicial ao paciente politraumatizado e define prioridades na abordagem ao trauma, no sentido de padronizar o atendimento. Ou seja, é uma forma rápida e fácil de memorizar todos os passos que devem ser seguidos com o paciente em politrauma.

Qual é o protocolo do trauma?

O que é o protocolo de trauma? O protocolo de trauma, na verdade, é um conjunto de cuidados básicos extremamente importantes em algum evento acidental que visa garantir a sobrevivência dos envolvidos.

O que fazer no Abcde do trauma?

O ABCDE

  1. A (airway) Via aérea e coluna cervical. Nesta etapa o médico deverá checar se a vítima está com as vias aéreas desobstruídas.
  2. B (breathing) Respiração e ventilação.
  3. C (circulation) Circulação e controle de hemorragia.
  4. D (disability) Exame neurológico.
  5. E (explosure) Exposição e controle térmico.

Qual é a sequência da avaliação inicial de um politraumatizado?

Além do exame físico e da história, é nesse momento do atendimento que os exames complementares, tanto os laboratoriais, como a série trauma (radiografia de cervical, tórax e pelve) são solicitados.

Qual a sequência ideal para a avaliação primária ao paciente Poli-traumatizado?

A avaliação rápida do status neurológico do paciente é fundamental quando ele chega à emergência. É preciso verificar o nível de consciência e sinais neurológicos. A avaliação pode ser feita pela escala de coma de Glasgow (GCS), tamanho e reação da pupila e sinais de lateralização.

Quais são as ferramentas utilizadas para avaliação em urgência e emergência?

A classificação de risco é uma ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência, que visa avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

Qual a sequência da avaliação primária?

Neste caso, respeita-se a sequência ABC, ou seja, abertura das vias aéreas (Airway), ventilação (Breathing) e circulação e controle de grande sangramentos externos (Circulation).