O que é moeda-mercadoria dê exemplos?

A moeda-mercadoria é a moeda cujo valor corresponde a própria mercadoria da qual ela é feita. Entre outros exemplos de moeda-mercadoria, temos os metais preciosos como ouro, cobre e prata. Qualquer um desses metais tem valor próprio e pode ser facilmente transacionado.

O que significa moeda fiduciária o que significa moeda-mercadoria?

Moeda fiduciária é qualquer título não-conversível, ou seja, não é lastreado a nenhum metal (ouro, prata) e não tem nenhum valor intrínseco. A moeda fiduciária pode ser uma ordem de pagamento (cheques, por exemplo), títulos de crédito, dinheiro de papel, entre outros. …

Quais as mercadorias foram utilizadas como moedas?

Exemplos de mercadorias que foram usadas como meio de troca incluem o ouro, prata, bronze, sal, pimenta preta, pedras grandes (tais como as pedras Rai), cintos decorados, conchas, álcool, cigarros, maconha, doces, sementes de coco, búzios e cevada.

Qual foi a primeira moeda-mercadoria?

As tartarugas foram as primeiras moedas a serem cunhadas na Grécia, seus exemplares mais antigos são de 625 a.C. e durante um século foram elas que ditavam as leis nas trocas comerciais.

O que é moeda fiduciária Cite exemplos?

Moedas fiduciárias são aquelas que não possuem valor fora do seu uso enquanto moedas. Esse é o caso das moedas contemporâneas (real, dólar, euro, etc.), que não possuem qualquer lastro sob a forma de mercadorias.

Quais as formas da moeda?

Conforme salientado em artigo anterior, a moeda assumiu duas formas diferentes: moeda-mercadoria e moeda fiduciária. Observando-se a evolução das várias formas – mercadorias diversas, moeda metálica, moeda papel, papel-moeda e moeda bancária – constata-se uma gradativa desmaterialização da moeda.

O que significa papel Fiduciario?

Moeda fiduciária é o nome dado a qualquer documento que possa ser aceito como pagamento, como as notas de real. Entenda. Moeda fiduciária é o nome dado a qualquer título ou documento que possa ser aceito como meio de pagamento. Esse também é o caso de cheques e notas promissórias, por exemplo.

O que é a moeda representativa?

Posteriormente, surgiu a moeda representativa, que consistia em notas de banco que podiam ser trocadas por uma determinada quantidade de ouro ou prata. Se o banco central não cumprisse esse objetivo, a moeda fiduciária deixaria de ter aceitabilidade como meio de troca e interesse como reserva de valor.

Quais eram as mercadorias mais procuradas para troca?

Fumos, temperos, tecidos e animais variados entraram na rota do comércio. Alguns produtos eram mais procurados que outros, o que deu origem à chamada moeda-mercadoria. Durante esse período da moeda-mercadoria, os metais tiveram papel de grande destaque, em especial, o ouro, a prata e o cobre.

Quais os tipos de moeda Comente sobre cada um dos tipos?

Podemos distinguir entre dois tipos de moeda: moeda-mercadoria e moeda fiduciária. Moedas-mercadoria são aquelas que possuiriam algum valor mesmo que não fossem utilizadas como moeda. Diferentes mercadorias valiosas – metais preciosos, sal, gado, etc. – já foram usados como moeda ao longo da história.

Quando surgiu a primeira moeda no Brasil e qual seu nome?

A Primeira moeda oficial do Brasil foi o Real, no plural ‘Réis’, que é diferente da atual unidade monetária do país. Em 1695 surgiram pela primeira vez as moedas de 1.000, 2.000 e 4.000 Réis, em ouro e de 20, 40, 80, 160, 320 e 640 Réis, em prata.

Como o dinheiro chegou ao Brasil?

O primeiro dinheiro a circular no Brasil foi a moeda-mercadoria. Em 1624, a Holanda invadiu pela primeira vez o Nordeste brasileiro. Sob seu domínio, foi realizada a primeira cunhagem de moedas em território nacional. Quadradas, pequenas, feitas em ouro e prata, elas surgiram em Pernambuco, em 1645.