O que é a NBR 10004?
Esta Norma classifica os resíduos sólidos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, para que possam ser gerenciados adequadamente. NOTA Os resíduos radioativos não são objeto desta Norma, pois são de competência exclusiva da Comissão Nacional de Energia Nuclear.
Como a NBR 10004 2004 classifica os resíduos sólidos?
A classificação é realizada de acordo com a ABNT NBR 10004, onde os resíduos perigosos são classificados como resíduos classe I e os resíduos não perigosos são classificados como classe II, esses são subdivididos em classe II A, que são os resíduos não inertes e classe II B, que são os resíduos inertes.
O que são resíduos classe 2 a?
Classe II A (não inertes): Nessa classificação, encontramos os resíduos que, apesar de possuírem baixa periculosidade, ainda apresentam características químicas reativas a determinados meios.
Qual a importância da norma NBR 10004?
A classificação de resíduos conforme a ABNT NBR 10004/2004 determina os principais aspectos físico-químicos-biológicos de uma massa de resíduos, ela nos dá um panorama sobre quais os principais impactos ambientais que os resíduos podem gerar em seu descarte.
Quais as classificações dos resíduos?
Classificação dos Resíduos: a) resíduos classe I – Perigosos; b) resíduos classe II – Não perigosos; – resíduos classe II A – Não inertes. – resíduos classe II B – Inertes.
O que é lixo Segundo a ABNT?
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define o lixo como os restos das atividades humanas, considerados pelos geradores como inúteis, indesejáveis ou descartáveis, podendo se apresentar no estado sólido e líquido, desde que não seja passível de tratamento.
O que são resíduos de acordo com a ABNT NBR 10.004 2004?
Segundo a norma, os resíduos sólidos são definidos como: Resíduos nos estados sólido e semissólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição.
Qual dos resíduos abaixo é considerado perigoso segundo norma ABNT NBR 10.004 2004?
São considerados resíduos perigosos: restos de tinta (são inflamáveis, podem ser tóxicas); material hospitalar (são patogênicos); produtos químicos (podem ser tóxicos, reativos ou corrosivos);
Quais os resíduos classe II?
Resíduos de Classe II – A Este grupo inclui matérias orgânicas, papéis, vidros e metais, que podem ser dispostos em aterros sanitários ou reciclados, com a avaliação do potencial de reciclagem de cada item.
O que significa resíduo classe A?
Resíduos Classe II A — Não inertes. Todo resíduo/lixo que apresenta inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade é caracterizado como perigoso.
Qual a importância da correta caracterização dos resíduos sólidos?
A caracterização de resíduos tem papel importante nessa etapa ao determinar os principais aspectos físico-químicos, biológicos, qualitativos e/ou quantitativos do resíduo gerado, pois estes aspectos analíticos auxiliam na classificação do resíduo para a escolha da melhor destinação.
Qual a importância de classificar os tipos de resíduos?
A classificação é relevante para a escolha da destinação ambientalmente adequada. Os resíduos podem ser classificados quanto: à natureza física, a composição química, aos riscos potenciais ao meio ambiente e ainda quanto à origem.